História da IPSS

A primeira resposta social a funcionar no Centro Comunitário do Posto Santo foi a valência do Centro de Convívio, a qual teve o início da sua atividade a 13 de março de 2001, para a prevenção da solidão, do isolamento e incentivo à participação e inclusão das pessoas idosas na vida social local.
Esta valência funcionava sob alçada da Junta de Freguesia, na sede da mesma, em colaboração com os seus utentes e responsáveis.
A Junta de Freguesia de então era composta por António Toledo Alves, Presidente, Manuel Parménio Veiga, Secretário, e Maria Filomena Gomes Dias, Tesoureira.
As pessoas responsáveis pela valência eram Maria Lúcia Ávila, Isabel Parreira e Teresa Ávila, sob a coordenação de Manuel Parménio Veiga.
A 28 de abril de 2006 é publicado em Jornal Oficial (III Série – N.º 8) a constituição do Centro Comunitário do Posto Santo enquanto instituição particular de solidariedade social (IPSS), sem finalidade lucrativa, sob a forma de associação de solidariedade social, com sede na Rua do Sobreiro, n.º 12, freguesia do Posto Santo, concelho de Angra do Heroísmo.
A 12 de maio de 2013 é inaugurada a sede do Centro Comunitário do Posto Santo pelo então, Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Humberto Rocha de Ávila, pela Secretária Regional da Solidariedade Social, Maria da Piedade Lima Lalanda Gonçalves Mano, pela Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Sofia Machado do Couto Gonçalves, pelo Presidente da Freguesia do Posto Santo, António Toledo Alves e pelo Presidente da Comissão Instaladora do Centro Comunitário, Manuel Parménio Veiga.
Manuel Parménio Veiga foi Presidente da Comissão Instaladora do Centro Comunitário do Posto Santo de 2008 a 2014, sendo que, a partir do ano de 2014 até ao presente, a Administração conta com Paulo José Cota Silveira como seu Presidente. A 30 de outubro de 2015 a Assembleia Geral aprova uma atualização dos Estatutos da instituição por imposição do Decreto-Lei n.º 172-A/2014, de 14 de novembro, que efetuou alterações significativas ao Decreto-Lei n.º 119/83, de 25 de fevereiro, que aprova o Estatuto das IPSS.
Atualmente, neste Centro Comunitário funcionam, para além da valência de Centro de Convívio, as valências de Centro de Atividades de Tempos Livres e de Centro de Dia, para além de uma vasta envolvência comunitária.